O novo campeão!
Aconteceu no último domingo em São José do Rio Preto o Aberto do Brasil. Em comemoração ao 160º Aniversario de S.J. do Rio Preto.
Um dos torneios mais forte do ano, onde nada mais nada menos 2 GMs (Grande Mestre); 3 MIs (Mestres Internacionais); 7 MFs (Mestre FIDE) e 1 CM (Candidato a Mestre) participaram, ao todo foram 69 participantes.
Porém nenhum destes mestres chegou ao título, ficando para Tiago Pereira Rodrigues, mariliense nato de 23 anos, a honra de ser o campeão. Somando cinco vitórias e uma derrota em 6 partidas, num total 5 pontos, Tiago dividiu o 1º lugar com outros 4 enxadristas, mas foi no critério desempate (nº de vitórias) que Tiago desbancou os 2 GM´s do torneio que tiveram 4 vitórias e 2 empates.
Muita polêmica em torno do critério, sobretudo porque Tiago era apenas a 19ª força. Mas para quem pode acompanhar o torneio percebeu que foram suas duas últimas vitórias (sobre o FM Leomar Borges e o MI Martin Crosa) decisivas para a conquista que consagrou depois de 50 anos um campeão mariliense num torneio de xadrez de alto nível.
Nos tempos áureos do xadrez mariliense, o enxadrista nascido em Marília Olício Gadia a exatos 50 anos atrás (1962) conquistava o seu bi-campeonato brasileiro de xadrez, desta vez foi Tiago que representou nossa cidade demonstrando que Marília pode um voltar a ter um campeão Nacional, revelando o potencial enxadristico da cidade.
Crítica
Contudo falta incentivo do poder público que em 2011 cortou o projeto xadrez nas escolas e suspendeu a subvenção a uma das entidades mais antigas da cidade (dês de 1953) o Marília Xadrez Clube.
O pouco que temos hoje é recurso mínimo destinado da secretaria de esporte com o apoio importantíssimo do secretario Deybson Biondo que nos ajuda a manter um profissional para acumular as funções de técnico e professor de xadrez na cidade para não perdemos o trabalho que estávamos desenvolvendo pós-projeto agente jovem de cultura que formou a 1ª equipe masculina e feminina de xadrez 100% mariliense.
Nos três últimos Jogos Regionais Marília conquistou a medalha de ouro, sendo em 2009 com a equipe masculina absoluta (acima de 21 anos) e duas com a equipe sub –21 (menores de 21 anos – 2010 e 2011). Todo esse ônus não foi suficiente para manter o projeto tendo o MXC que se mudar da sua sede na Av. Santo Antonio para o Centro Comunitário Costa e Silva e hoje se encontra inutilizado por conta de um brejo realizado pela UBM que tornou o local um deposito de roupa.
Em 2011 conseguimos a concessão do poliesportivo do Continental, porém como estava praticamente abandonado, ainda não conseguimos revitalizá-lo para uso, já que ali iremos desenvolver um projeto de logo prazo para atender a população local em parceria com outras entidades.
Mesmo com toda a dificuldade o MXC em 2011 realizou 3 fortes Torneios Regionais e em 2012 realizou um curso nacional de organização e arbitragem de xadrez, trazendo o AI (Arbitro Internacional) Mauro Amaral para ministrar o curso que teve a participação de 8 cidades, sendo que 4 atletas do MXC foram aprovados, tornando-se Árbitros Oficias da CBX (Confederação Nacional de Xadrez) sendo eles:
Felipe Brene - 16 anos
Leandro Custódio – 23 anos
Luiz Eduardo Clemente – 28 anos
Joice Youko Obata – 20 anos.
Síntese
Frente a isso o Marília Xadrez Clube busca novos parceiros, empresas que queiram contribuir com nossa causa, por favor, entrar em contato com o Presidente Leandro Custódio através do telefone (14) 8201-1065. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a Fiat Ogata Veículos que dês de 2009 ajuda a entidade em seus projetos e a Secretaria de Esporte na pessoal do secretario Deybson Biondo que acreditou no nosso ideal.
Leandro Custódio
Árbitro Oficial da CBX
Presidente do Marília Xadrez Clube
Para saber mais:
Partida Final Entre MI Martin Crosa x Tiago Pereira (MESA 05)
Resultado Final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário