Referendo no Sudão decidirá se haverá ou não a criação de um novo país, o Sudão do Sul, região que luta pela independência a mais de 20 anos tendo como seu líder John Garang que travou uma batalha para que até o dia 15 de janeiro os sudaneses votem pela separação das duas regiões.
Thomas Mukoya/Reuters líder John Garang
Majoritariamente cristã o Sudão do Sul (norte é muçulmano) conta com +/- 10 milhões de habitantes e tem a sua capital na cidade de Juba. Conflitos religiosos, políticos e principalmente econômicos devido ao petróleo, que está justamente na divisa (na parte sul), é a maior riqueza natural do país e pelo que se vê exporta para a os USA que estão propondo pela separação, já se isso acontecer o Sudão saíra da lista dos países que contribuem para o terrorismo, diplomatica/mente falando, ajudará a trazer recursos para ambos: Sul e Norte.
Thomas Mukoya/Reuters Senador Americano John Kerry (a esquerda) e ator George Clooney.
O resultado só saíra no próximo mês sem data definida, caso seja positivo a separação, o Sudão do Sul ou Novo Sudão será um dos países mais pobre do mundo, sendo a educação a área mais precária, estima se que de 4 sudaneses apenas 1 saiba ler nesse novo país que será o 193º do mundo.
Thomas Mukoya/Reuters Marcha pela independência do país
###
Fotografias: Thomas Mukoya/Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário