Nesta seção: PARA ñ esquecer dos ANJOS irei apresentar ao público deste Blog poemas da vida e obra do poeta do escarro (assim q gosto de lhe chamar) Augusto dos Anjos.
Numa ordem aleatória falarei de estética, poesia, vida e morte de um dos poucos poetas da transição entre o que foi o Modernismo e o Pré Modernismo.
Augusto deixou em seu legado apenas uma obra o EU, que mais tarde com conseqüentes edições se tornou Eu e outras poesias.
Bom não querendo acelerar nada, pois é apenas o começo de um trabalho de "revisão" de que estou comprometido a fazer, começarei com um dos poemas mais intrigantes para mim, aquele que quando declamado causa perturbação.
Sem adiantar nada espero os comentários no Blog. Juntos "estrangularemos" o poema.
Eterna mágoa
O homem por sobre quem caiu a praga
Da tristeza do Mundo, o homem que é triste
Para todos os séculos existe
E nunca mais o seu pesar se apaga!
Não crê em nada, pois, nada há que traga
Consolo à Mágoa, a que só ele assiste.
Quer resistir, e quanto mais resiste
Mais se lhe aumenta e se lhe afunda a chaga.
Sabe que sofre, mas o que não sabe
E que essa mágoa infinda assim não cabe
Na sua vida, é que essa mágoa infinda
Transpõe a vida do seu corpo inerme;
E quando esse homem se transforma em verme
É essa mágoa que o acompanha ainda!
Declamação:
Como podemos notar, o soneto compõem de 14 versos, divididos em quatro estrofes, duas de 4 versos (quarteto) e dois de 3 versos (terceto).
ResponderExcluirA divisão silábico-poética usada (metrificação)* é a Redondilha maior ou heptassílapo: 7 sílabas, não muito comum nos poemas do Augusto.
O ho\mem\por\so\bre\ quem\ caiu\ a\ PRA\ga (Para de contar na TÔNICA)
* As sílabas métricas, ou poéticas, diferem das sílabas gramaticais em alguns aspectos. Lembraremos alguns preceitos a esse respeito: contam-se as sílabas ou sons até a tônica da última palavra de um verso.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9trica_(poesia)
Bacana Leandro... Curti o novo visual do blog. O post também tá bacana, Augusto dos anjos é foda. Como é o primeiro post não tenho muito o que comentar, aguardo os próximos...
ResponderExcluirAbraço