segunda-feira, 21 de março de 2011

Estudantes nas Ruas.

Carta Aberta da União Mariliense dos Estudantes Secundaristas e do Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UNESP Marília aos Estudantes.



Marília, 19 de março de 2011.



Caros Estudantes,

A educação em nosso país precisa ser transformada radicalmente. O ensino público secundário está, como todos sabemos, em péssimo estado. Salas superlotadas, falta de estrutura - como utilização de computadores e/ou projetores -, situação precária das condições de trabalho dos professores e mais, a nítida falta de democracia dentro das escolas.
Tudo isto revela o projeto de educação que nossos governantes, principalmente o do Estado de São Paulo, proporcionam aos estudantes do ensino público. Projeto esse que não atende aos anseios da comunidade escolar, congelando o investimento, com a justificativa de corte de gastos, fazendo com que os ensinos fundamental e médio sejam sucateados.
Esse problema soma-se a outro: a falta de vagas no ensino superior, o que leva à elitização das universidades públicas, contraditoriamente mantido pela população trabalhadora, que em sua maioria não tem acesso à mesma.
Exigimos uma educação de qualidade e acesso radical à educação superior, mas o acesso à educação e à cultura, só é possível com um sistema de transporte público, que deve ser de qualidade, direcionado às necessidades dos estudantes e trabalhadores, e não aos lucros de uma empresa que ainda por cima mantém contratos duvidosos com a Prefeitura Municipal.
Entendendo que essa situação deve ser combatida por todos os estudantes e trabalhadores de Marília, chamamos todos os sindicatos, entidades estudantis e demais movimentos sociais à construção de uma frente única pelas pautas:



• Financiamento público: 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação;
• Fim do Vestibular;
• Gestão democrática com eleições diretas em todos os níveis de ensino nas instituições públicas e privadas;
• Não aumento da passagem;
• Regulamentação e Processo de Estatização da Empresa Circular de Marília;
• Passe Livre aos Estudantes;
• Liberdade de Organização dos Estudantes: Grêmio livre, sem censura.




REUNIÃO: Dia 22/03/2011 (terça-feira), às 17h30 no Clube de Xadrez (Avenida Santo Antônio, 761 – Bairro Alto Cafezal)


Nenhum comentário:

Postar um comentário