sexta-feira, 25 de março de 2011

Resposta ao Jornal Diário e Esclarecimento a toda população de Marília.


matéria Jornal Diário:
http://www.diariodemarilia.com.br/Noticias/96901/Estudantes-invadem-terminal-para-protestar-contra-preo-do-passe


Comentários:


Jeeny Azevedo (UMES):Discordo de uma coisa na matéria. Os estudantes não "invadiram o terminal", eles apenas apropriaram-se do espaço público, reinvidicando seus direitos. A EMPRESA CIRCULAR DE MARÍLIA aproveita de seu monopólio para fixar tarifas abusivas, desconsirando o fato de que os trabalhadores marilienses acabam sempre prejudicamos por essa ansia salvagem pelo capital. Além do mais, nós estamos cientes dos contratos duvidosos que a Empresa mantém com a Prefeitura Municipal. Nós da União Mariliense dos Estudantes Secundaristas não nos calaremos. Outro ponto que faltou na reportagem foi a manifestação. A apropriação do Terminal Rodoviario Urbano foi precedida de uma manifestação da UMES, que reinvidicou a regularização do transporte coletivo, investimento de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal pra Educação, eleições diretas para dirigentes de todas as instituições de ensino, Grêmio Livre sem censura!



Leandro Custódio (UJS):
Bom como eu disse, não é o inicio. Primeiro porque essa manifestação foi pensada, debatida e organizada antes do fato pela UMES, CACS-UNESP, UJS, UEE , além de haver dois partidos que demarcaram sua presença em defesa dos estudantes PCdoB(que hoje 25/03 completou 89 anos de história) e a LER-QI.




Pois bem, como disse Jenny (UMES) existe uma pauta de reivindicação, além dessas que a companheira cita (veja carta entregue na Diretoria de Ensino: http://ujsmarilia.blogspot.com) também estão na palta:

- Passe Livre

- Aprovação da Lei de Incentivo a Cultura

- Eleição Direta para Diretor

- Não aumento da passagem.

- Estatização da Empresa de ônibus (sair das mãos do privado para o poder público)



Entre outras...

Segundo não é o fim, a luta está ainda não acabou, os estudantes se reuniram para refletirem, discutirem e organizarem um segundo ATO.

E bem disse na matéria esse primeiro ATO que saiu da praça (em frente a prefeitura) passou pela Av. Rio Branco, depois pela R.São Luiz, 9 de julho e finalmente pela Sampaio Vidal para se concentrar em frente a Prefeitura para dialogar com o Prefeito que não está na cidade (a reunião está marcada para segunda-feira).



Depois do debate em frente à Prefeitura, déssemos a R. Bahia em direção a Diretoria onde ficamos lá até sermos atendidos e entregamos as duas cartas (Carta Profº. Anísio Teixeira: http://comunicaubes.blogspot.com/2011/02/carta-dos-estudantes-prof-anisio.html) e a outra está no site acima.



Enfim depois do dialogo em frente a Diretoria de Ensino, decidimos ir até o terminal que chegando até lá e se apropriaram do que já é direito deles e para protestar contra o protocolo da circular que parece que pretende subir a passagem para os R$2,70, além das que eu já citei acima.



UEE e CMJ são entidade que devem ser respeitas pela combatividade e por dar a cara para bater porque se não nós organizarmos que vai defender nossos direitos. Como diz Glauber Rocha: “- Mais Forte são os Poderes do Povo” (Terra em Transe)

E esse B.O que se levantou é um lastimável pois a Circular durante anos sugando nosso dinheiro “que não é capim, eu quero passe livre sim!” Quer nos intimidar fazendo esse tipo de dialogo? Em nenhum momento usamos da força, não destruímos nada, ficamos lá por cerca de 20 minutos apenas.



Bom isso resumi um pouco do que foi essa belíssima manifestação e os estudantes de Marília estão de parabéns estão trazendo para toda a sociedade uma discussão que até então se restringe aos poucos burocratas e falsos políticos dessa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário