quarta-feira, 22 de abril de 2009

HOMENAGEM aos 125 anos de Augusto dos Anjos (20/04/1.884) " Um homem para muito além de um poeta"

Ser Deus.

Leandro Custódio

Dedicátoria: Ao meu EU e ao EU de A.Anjos.

- Alguém viu minha dor chorando?
Sou tudo, e não consigo ser nada.
Tudo que toco, crio um sentimento,
E todo sentimento, se transforma em tormento.

Vivo, e somente existo...
Para continuar Existindo.

Lírico,
Poeta,
Parnasiano,
Marxista,
Simbolista,
Pessimistas,
Anarquista,
Humorista...
Otimista!

Sou assim, não posso ser assim,
Não consigo ser assim, sou assim!
E não posso mudar mais...
Mesmo que eu queira!

“ Para aonde vou parar?”
E aonde vou, carrego essa alma,
Vazia, triste e Morta.
- Alguém viu a minha dor passando?
_________________________________________

O pai de Anjos.

Leandro Custódio

Uma parceria para eternidade

Certo dia, um moço bem mocinho,
Mostras-te alguns versos ao pai doente,
- Toma pai, leia este meu sentindo poema.

E antes de ler a minha palavra
O verme pai melancólico na cama
Disse com a ânsia de morte...

- Filho, não escreva mais.
Isto é influência de Sinhá mocinha,
Tua mãe. E você é homem, é macho,
E isto é coisa de menininha.

- Não pai, meu querido pai,
Não compreendeste minha lira,
A influência é sua, e poesia,
Não é coisa de menina.

O Senhor que foi contra dito,
Segurou o braço do menino
E antes que vomitasse a blasfêmia...

- Meu velho, pai velho, acima de cinqüenta.
Só eu, e nem Deus, e mais ninguém, te agüenta.
Viveremos juntos sozinhos, sem mãe, sem casa.
No sul, na morte, no norte, num canteiro da estrada

E antes que o tapa viesse à cara
Numa injúria fúria de desabafo...
O menino leu...

“Para onde fores, Pai, para onde fores,
Irei também, trilhando as mesmas ruas...
Tu, para amenizar as dores tuas,
Eu, para amenizar as minhas dores!

Que coisa triste! O campo tão sem flores,
E eu tão sem crença e as árvores tão nuas
E tu, gemendo, e o horror de nossas duas
Mágoas crescendo e se fazendo horrores!

Magoaram-te, meu Pai?! Que mão sombria,
Indiferente aos mil tormentos teus
De assim magoar-te sem pesar havia?!

- Seria a mão de Deus?! Mas Deus enfim
É bom, é justo, e sendo justo, Deus,
Deus não havia de magoar-te assim!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário